Vivência psicomotora

Circuito de atividades desenvolve habilidades sensoriais, motoras e cognitivas

Uma aula em que o movimento corporal é premissa básica não poderia acontecer sem os principais protagonistas - as crianças, claro! Considerando a necessidade da presença delas, os alunos de Pedagogia trouxeram os filhos, sobrinhos, filhos de vizinhos e agregados (rsrs) para desenvolver um trabalho de psicomotricidade. Não, eles não foram as cobaias, apenas os “objetos de pesquisa”, entende…kkk? Mas falando sério, os 36 convidados mirins tornaram o momento muito mais lúdico.


No espaço multiuso, os estudantes organizaram um circuito com diversos recursos didáticos que trabalharam o corpo, a mente e as emoções dos pequenos. Isso porque a psicomotricidade está alicerçada no movimento, no intelecto e no afeto. Ou seja, as experiências motoras da criança são responsáveis pelo desenvolvimento da linguagem, da personalidade e da sua relação interpessoal. Nesse contexto, conclui-se que o aspecto psicomotor mostra-se atrelado ao cognitivo, emocional e afetivo, tendo a brincadeira e a recreação como ferramentas indispensáveis à aprendizagem.

Por Francianne de Fátima

Veja mais fotos no nosso álbum. Clique aqui.