Contadores de histórias...

Projeto viabiliza a adaptação de clássicos infantis como incentivo à leitura na infância

No desenvolvimento do projeto “Contação de história infantojuvenil”, os alunos de Pedagogia fizeram um tour pela literatura, já que, tão breve, estarão vivendo essa realidade no exercício da profissão. Com base em estudos e pesquisas sobre a teoria literária, eles debateram a importância da linguagem estética e da literatura para a formação de interesses e hábitos permanentes de leitura, que principia no lar, se aperfeiçoa na escola e continua ao longo da vida, como assim esperamos. Todo hábito, bom ou ruim, é adquirido. Então, é na infância que nascem os leitores do futuro.

Após consulta aos clássicos do cânone internacional e brasileiro, os estudantes interpretaram e criaram contos, poesias, crônicas e outros gêneros voltados ao público em questão. Na avaliação prática do projeto, os acadêmicos narraram e encenaram uma contação envolvendo várias histórias. Com estilos diferentes, eles apostaram no figurino para dar vida aos personagens vilões e mocinhos dos livros infantis. Além da caracterização artística, ainda usaram fantoches e alguns objetos que conferiram realidade e humor às cenas que os transportaram àquele tempo de criança…

Na Faculdade CCI, os pedagogos têm todas as oportunidades de desenvolver as habilidades que irão aplicar em sala de aula.


Por Francianne de Fátima

Veja mais fotos no nosso álbum. Clique aqui.