Roda de leitura...

Obras teóricas e literárias promovem experiências e saberes aos alunos de Pedagogia


Uma das aulas de Psicologia da Aprendizagem me fez lembrar dos tempos da Faculdade, quando mergulhávamos no universo literário a fim de aprendermos como desenvolver o gosto pela literatura nos pupilos que a nós seriam confiados. Era muito gostoso! Acredito eu que essa sensação foi sentida e compartilhada pelos alunos de Pedagogia, numa Roda de Leitura espetacular. Orientados pela professora Lucicleide, eles expuseram os saberes e experiências que adquiriram em contato com uma diversidade de livros literários e teóricos, de autores clássicos e contemporâneos. Para iniciar a atividade, a educadora entregou aos presentes uma conchinha com uma pérola dentro, simbolizando o conhecimento e a sabedoria, duas virtudes que nos constituem e que devem “andar de mãos dadas”. A exemplo da ostra, cada qual possui uma energia interior capaz de fazer resplandecer essa pérola preciosa, iluminada e única que traduz a própria identidade.

Envolvidos na mensagem, os acadêmicos apresentaram as obras que os encantaram, com voz impostada, performance e recursos cênicos. Entre os escolhidos estavam Rubem Alves (Ostra feliz não produz pérola), George Orwell (A revolução dos bichos), Augusto Cury (O vendedor de sonhos), Paulo Freire (Professora sim, tia não!), Rosane Machado (A importância do lúdico no ensino-aprendizagem), Rubem Alves (A alegria de ensinar), Leonardo Boff (A águia e a galinha), Mark Manson (A sutil arte de ligar o foda-se), Spencer Johnson (Quem mexeu no meu queijo?), Domingos Pellegrini (A árvore que dava dinheiro), Rubem Alves (A escola com que sempre sonhei, sem imaginar que pudesse existir) e Augusto Cury (O código da inteligência). Uau! Notadamente, eis uma seleção de ouro que precisa integrar os nossos livros de cabeceira e companheiros inseparáveis. No final, tudo terminou, literalmente, em saborosas pizzas…

Por Francianne de Fátima


Veja mais fotos no nosso álbum. Clique aqui.


Responsável