Caixa da Matemática

Estudantes de Pedagogia aplicam processos mentais com o uso de materiais manipuláveis

A análise de como o indivíduo precisa aprender a Matemática estruturou o projeto “Processos mentais com materiais manipuláveis”, desenvolvido pelos acadêmicos do 7º semestre de Pedagogia. Com base nos sete processos defendidos por Sérgio Lorenzato (2006), que aponta cada etapa necessária à construção da aprendizagem significativa no campo conceitual dos números, os estudantes construíram a Caixa da Matemática embasados na proposta de Cristiano Muniz (2015).

Confeccionadas em dupla, conforme a subjetividade de cada um, essas caixas compunham-se de uma variedade riquíssima e versátil de materiais pedagógicos que facilitam a compreensão da estrutura alfabética dos numerais e respectivas quantidades. Mediados pela professora Kleybe Brum, os grupos apresentaram planos de aula considerando a Taxonomia de Bloom.

Na exposição dos objetos, como tampinhas, palitos de picolé, material dourado, ábaco, formas geométricas, massa de modelar, miniaturas de números e letras, bolas coloridas, etc, eles aplicaram algumas metodologias referenciando-as aos sete processos mentais estudados - correspondência, comparação, classificação, sequenciação, seriação, inclusão e conservação.

A educadora fez intervenções práticas, inclusive envolvendo os participantes, para ilustrar objetivamente a aplicabilidade desses métodos que precisam ser desenvolvidos com as crianças numa abordagem lúdica e recreativa. Os exemplos apontaram que qualquer recurso - materiais alternativos manipuláveis, desenhos, histórias ou pessoas - pode enriquecer o senso matemático.

Por Francianne de Fátima

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