‘Obras patrimônio mundial’, de Ramón Maldonado Díaz, serão expostas na Faculdade CCI em Samambaia/DF

Repórter: Élton Skartazini

 

Dia 20 de outubro, sexta feira, às 19h, abre a exposição ‘Extra-sensorial alegria’, com obras do pintor Ramón Maldonado Díaz, no Espaço Cultural Faculdade CCI, em Samambaia/DF. Trata-se de um artista ‘Naif’, ou ‘Ingênuo’, referência nesse estilo na América Latina. “Essa exposição é um presente para nossa cidade, quando Samambaia faz 34 anos de idade, a 25/10/2023”, diz Valéria Faria, diretora da Faculdade CCI.

 

Serão expostos oito quadros originais feitos com tinta acrílica sobre tela, em tamanhos variados. Os temas abordam sobre o folclore, fatos históricos, religiosidade, lugares, fauna, flora, etc. As obras ficam ali até o dia 17 de novembro, também uma sexta feira, quando a exposição encerra com uma ‘performance’ do artista pintando uma tela ao vivo e a cores (muitas cores!), no Espaço Cultural Faculdade CCI.

 

“As cores do Ramón traduzem beleza e contrastes da vida. Ele é ‘senhor dos segredos’ do seu oficio e nos seduz colocando sua alma nas telas. Brinda nossos olhos com tesouros tirados das gavetas da memória. Sua arte mostra que ele sabe mirar o mundo à volta e o reinterpretar da melhor maneira possível, fiel a seus sonhos e devaneios”, disse o crítico baiano Ático Vilas-Boas da Mota, colecionador de quadros do artista.

 

Ramón Maldonado Díaz nasceu em 1954, em Guárico, na Venezuela. Iniciou nas artes plásticas ainda adolescente, ‘influenciado pelo mestre Salvador Valero’. Em 1977 veio para o Brasil estudar comunicação social e ciências políticas na UFG. Identificou-se com a arte moderna brasileira e seguiu criando obras primas. Além da Venezuela já expôs no Brasil, Itália, Filipinas, Espanha, Bulgária, França, Trinidad Tobago, Chile...

 

Hoje residente na capital do Brasil, Ramón Maldonado Díaz foi por anos parceiro do Ministério das Relações Exteriores da Venezuela, seu país natal, ao qual forneceu mais de 100 obras que viraram presentes institucionais doados para representantes e instituições de outros países. Assim suas obras se tornaram patrimônio mundial tendo inclusive um quadro seu no acervo de obras de arte do Palácio do Planalto, em Brasília.

 

Extra-sensorial alegria

Exposição individual de Ramón Maldonado Díaz

De 20/10 a 17/11/2023 - durante o funcionamento da escola

Espaço Cultural Faculdade CCI - QN 401, Samambaia DF - www.faculdadecci.com.br

Contatos: (61) 3048.8200 (Faculdade CCI) e 9 9570.8590 (Maldonado Díaz)