Curso de Coleta de Sangue

Estudantes de Enfermagem participam de treinamento e coletam amostras do líquido

A Faculdade CCI realizou o seu primeiro curso de verão de 2021. Sob a responsabilidade dos professores doutores Élter Faria e Leandro Júnior, aconteceu um treinamento de Coleta de Sangue. A capacitação foi destinada aos estudantes acadêmicos do curso de Enfermagem e aos calouros que prestaram o vestibular na nossa Instituição e estão ingressando na área.


Essa atividade integra um dos procedimentos da rotina de trabalho do enfermeiro. No seu campo de atuação, seja em clínicas, hospitais, ambulatórios ou laboratórios especializados, a coleta de sangue acontece com bastante frequência e exige habilidade e atenção do profissional, não sendo uma tarefa simples. Neste encontro, foram ensinadas noções básicas.


Durante a aula, que para os calouros representou uma oportunidade de se enxergar no exercício da profissão, o educador Leandro apresentou-lhes os materiais usados, a forma de manuseio e fez demonstração de como localizar as veias, uma etapa delicada que pode dificultar o andamento do exame. A coleta de sangue detecta doenças e verifica a saúde geral do paciente.


Para a realização da técnica, normalmente utiliza-se o tipo mais comum, que é a seringa e a agulha. Porém, há casos que requerem o método a vácuo, quando um adaptador é colocado na seringa, ou a punção digital, muito usada em determinados tratamentos que exigem exames de repetição. Com o uso de uma lanceta, retira-se amostras de sangue da ponta dos dedos.


Por Francianne de Fátima

Veja todas as fotos no nosso álbum. Clique aqui.