Preparo e realização de curativos

Aula de Enfermagem da Faculdade CCI simula técnica usada em procedimento cirúrgico

As aulas de Enfermagem da Faculdade CCI se revezam entre teóricas e práticas. Logo que um conteúdo é iniciado nas turmas, os professores promovem a aplicação do que fora estudado e, assim, já elucida as dúvidas e faz intervenções. Para o desenvolvimento dessas aulas, os estudantes utilizam o laboratório que contém todos os recursos necessários ao curso.


Um dos procedimentos que faz parte da rotina do enfermeiro, e que geralmente realizamos em casa, mesmo que de forma errada, diz respeito ao curativo. Não basta pegar gaze, esparadrapo e colocar sobre o ferimento e pronto, o problema está resolvido. Dependendo da gravidade, é necessário, sim, procurar ajuda médica, pois os primeiros socorros não serão suficientes no caso.


Para demonstrar o passo a passo do que deve ser feito, os acadêmicos aplicaram as técnicas de preparo e montagem de curativos, com supervisão do professor Élter. De acordo com o protocolo da CME - Central de Material e Esterilização -, eles manipularam equipamentos cirúrgicos, pinças e tesouras, por exemplo, devidamente uniformizados com luvas, jaleco e máscara.


Ainda na simulação, os estudantes manusearam alguns materiais específicos ao tratamento de feridas, a bolsa de colostomia - quando há uma abertura na parede abdominal, cria-se um estoma para desviar o trânsito normal do conteúdo intestinal -, e outros dispositivos, como o dreno de penrose, usado em processos cirúrgicos em que ocorre alteração fisiopatológica do paciente.


Por Francianne de Fátima