Africanidades

Especialistas debatem a valorização do ensino afro-brasileiro com alunos de Pedagogia

“Nós conhecemos uma África bem diferente da que sempre ouvimos falar na mídia e que até hoje é vista como um continente associado à pobreza e a doenças como a malária e a Aids”, comentou a estudante Leane do 1º/Pedagogia após uma aula esclarecedora com os professores Phelipe Andrade (Geografia) e Mônica Vitório (História), ambos defensores do assunto.

Ao falar sobre “Africanidades”, os educadores levantaram discussões acerca da difusão da cultura africana nas escolas, cuja obrigatoriedade entrou em vigor com a Lei 10.639/03, devido à forte relação social, humana e cultural que o Brasil possui com o continente. Esse relacionamento teve grande influência na formação da identidade do povo brasileiro em todos os aspectos.

Como futuros professores da Educação Infantil ao 5º ano, é de extrema relevância que entendam a necessidade de práticas pedagógicas que valorizem o ensino afro-brasileiro, também como forma de diminuir a discriminação racial e a desigualdade por meio da Educação curricular. Conforme destacaram os especialistas, “a África precisa ser percebida em cada um de nós”. Sem dúvida alguma, o trabalho dos professores nas séries iniciais é essencial à formação dessa consciência.

Por Francianne de Fátima

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