Setembro Amarelo...

Ações preventivas e humanizadas levantam a bandeira da valorização da vida


Setembro foi um mês muito especial por aqui. Diversas ações preventivas mobilizaram a comunidade escolar em prol da vida, da humanização, do acolhimento e da compaixão na sua forma mais honrosa. Na Faculdade CCI e Escola Técnica, essa mobilização teve base na passagem bíblica “Acima de tudo, porém, revistam-se do amor, que é o elo perfeito” (Cl 3:14) e da obra de arte “Amor”, de Alexander Milov. O convite da equipe pedagógica intuiu envolver os estudantes na luta contra o suicídio por meio de atitudes tão simples, mas de significado extremamente valoroso a quem recebe.

Durante esse período, eles se doaram uns aos outros com atos e palavras altruístas e motivadoras. Na entrada da Instituição, grupos de alunos de todos os cursos recepcionaram os colegas, professores e visitantes com mensagens e abraços fraternos (como isso faz diferença, gente!). A acolhida também abriu espaço a conversas reservadas, pois a escuta atenciosa é um dos recursos eficazes contra ideações suicidas. A parte interessada, os acadêmicos de psicologia, visitou o espaço CURE que oferece atendimento terapêutico e psiquiátrico a pacientes vulneráveis. Quanto a nós, podemos sim desenvolver essa terapia praticando o elo da perfeição. Mas ele só está acessível aos dispostos a amar com a consciência de que o Amor não faz acepção de pessoas…

PS.: “Amarás o teu próximo como a ti mesmo” (Mt 22:39). Aceite o convite de Jesus e ame sem distinção. Já imaginou se Ele considerasse os nossos erros e transgressões? Nem estaríamos aqui para contar e viver histórias…

Por Francianne de Fátima

Veja mais fotos no nosso álbum. Clique aqui.